terça-feira, 13 de setembro de 2011

Café da tarde merece BOLO!

1722 emailQuem tem mais de 30 anos deve se lembrar , nos anos 80, como eram as festas de aniversário: temáticas, como as de hoje, porém na mesa no lugar do bolo havia sempre uma caixa como parte da decoração e para nossa alegria essa caixa trazia aquele delicioso Bolo Gelado. Esse bolo nem sempre vinha “recheado” mas tinha uma deliciosa calda e parece que ficava ainda melhor depois de um tempo embrulhados no papel alumínio. A receita de hj é de um bolo simples que acrescentei uma calda que tb não tem nenhum segredo – é diversão para a hora do café, afinal na primeira mordida a recordação da infância é garantida! Ah! se não quiser, não precisa embrulhar o bolo! (talvez não dê tempo!)

Ingredientes

3 colheres (sopa) de margarina

2 xícaras de chá de açúcar

4 ovos (colocar as gemas e depois as claras batidas na mão)

2 e meia xícaras de trigo

1 xícara de leite

1 colher de Royal

Modo de Fazer:

Bata as claras em neve bem firme, reserve. Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até ficar com uma cor bem clarinha. Acrescente o trigo e o leite misturando bem, depois acrescente o Royal diminuindo a velocidade da batedeira, e por último coloque delicadamente as claras em neve. Coloque numa forma untada e leve ao forno pré aquecido a 200º até que vc fure com um palito e este saia seco.

Calda

1 lata de leite condensado

a mesma medida de leite

3 colheres de sopa de coco ralado (de pacotinho)

Modo de fazer:

bata tudo no liquidificador. Fure o bolo com um garfo q despeje essa calda no bolo ainda quente.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Rabanada–tente resistir!

rabanada-f8-1245Há alguns dias, nessas conversas de cozinha e comes, uma amiga q trabalha conosco sugeriu fazermos uma Rabanada, até pq ela estava com vontade e eu, nunca havia comido tal delicia pois nunca me abriu o apetite pq vamos combinar, é uma gostosura mas nada bonita. Pois bem, o grande dia chegou e fiz a tal. Cacei uma receita no Cyber Cook e dei uma olhada no meu livro Dona Benta – Comer Bem (se desejar, e recomendo, compre aqui) para ter uma ideia de como se faz direitinho.

Aqui vão os Ingredientes:

1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de leite
3 unidade(s) de ovo
4 unidade(s) de pão francês em fatias
quanto baste de açúcar
quanto baste de canela-da-china em pó

Modo de Preparo

Misture o leite condensado e o leite.Bata com o garfo os ovos. Esquente uma frigideira com óleo mas não deixe ficar tão quente. Passe bem as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos. Frite até dourar de ambos os lados. Passe no açúcar com canela.

nota: a foto foi tirada do Cyber Cook e desconheço a autoria.